Laboratório de Sistemática e Ecologia de Fungos

Apresentação

Responsáveis: Prof. Dr. Ludwig H. Pfenning

Os laboratórios de Sistemática e ecologia de fungos e Patologia Florestal possui capela de fluxo laminar, destilador de água, 2 microscópios e mesa agitadora, adquiridos ainda com apoio da CAPES. Um microscópio e microscópio esteroscópico, dois computadores, impressoras e scanner, equipamentos como um medidor de aw, estufas incubadoras, aparelhos de ar condicionado para câmara de crescimento, geladeira, assessórios de informática e para foto-documentação, foram adquiridos com recursos de projetos. Os laboratórios dispõem de recursos para a completa análise, isolamento e caracterização de fungos, equipamentos estes presentes nas dependências do Departamento. Para a realização de experimentos de avaliação da patogenicidade dispõe de área nas casas-de vegetação-do Departamento.

O laboratório dispõe de acervo bibliográfico razoável de manuais, monografias e literatura especializada na área de micologia sistemática. Foi construído um acervo inicial de uma Coleção Didática e de Referência, incluindo culturas e material herbarizado, bem como um banco de dados informatizado para sua administração. Além da execução dos projetos de pesquisa, o laboratório assessora a Clínica Fitossanitária do Departamento no isolamento, caracterização e identificação de fungos e presta serviços de identificação para terceiros.

A caracterização molecular por sequenciamento e estudos de filogenia de patógenos do gênero Fusarium são realizados no "Laboratório Central de Biologia Molecular - LCBM" da UFLA que da suporte para pesquisas avançadas na aérea da biologia molecular.

Equipamentos

Apoio Técnico: Edson Luís Resende

Os laboratórios de Sistemática e ecologia de fungos e Patologia Florestal ocuparam em 2000 novas instalações. Já foram adquiridos alguns equipamentos, como capela de fluxo laminar, destilador de água, 3 microscópios e computador, parcialmente financiados pelo programa PROF. Com recursos de projetos com financiamento, estão sendo encomendados equipamentos como um medidor de aw, BOD, microscópio esteroscópico, um ar condicionado para câmara de crescimento, computador, geladeira, entre outros menores. Dispõem de todos os demais recursos básicos para a análise, isolamento e caracterização de fungos, equipamentos estes presentes nas dependências do Departamento. Equipamentos de microfotografia (microscópio ótico e estereoscópico) e desenhos científicos com grande aumento com câmara clara, lotados no laboratório de Patologia de sementes, são utilizados para a documentação das estruturas fúngicas. Para a realização de experimentos de avaliação da patogenicidade dispõe de área nas casas de vegetação do Departamento.

O laboratório dispõe, juntando o acervo da Biblioteca Central e, principalmente, da biblioteca particular, de um núcleo razoável de manuais, monografias e literatura especializada na área de micologia sistemática. Foi construído um acervo inicial de uma Coleção Didática e de Referência, incluindo culturas e material herbarizado, bem como um banco de dados informatizado para sua administração. Além da execução dos projetos de pesquisa, o laboratório assessora a Clínica Fitossanitária do Departamento no isolamento, caracterização e identificação de fungos e presta serviços de identificação para terceiros.

A aquisição de um ultra-deep-freezer para a preservação de culturas fúngicas, garantindo alta estabilidade genética é uma das prioridades para o ano 2001.

Link para a coleção micológica de Lavras: http://app.carloslino.com.br/cml/

Fotos