Ludwig Heinrich Pfenning

CP3037 CEP 37200-000 - Lavras MG Brasil
+(55)35 38291798

Titulação

Pós-Doutorado. Fundação Tropical de Pesquisas e Tecnologia André Tosello.
Doutorado em Biologia. Eberhard Karls Universität Tübingen, TUEBINGEN, Alemanha.
Mestrado em Biologia. Eberhard Karls Universität Tübingen, TUEBINGEN, Alemanha.
Graduação em BIOLOGIA. Universitaet Regensburg.

Linha de Pesquisa

Atua na linha de pesquisa de Sistemática e Ecologia de Fungos, com ênfase em fungos dos gêneros Fusarium e Colletotrichum, fungos endófitos de plantas cultivadas e da vegetação natural e fungos do solo.

Membros do Grupo

Dissertação de mestrado
Ana Karla de Freitas Miranda Machado
Elaine Aparecida Guimarães
Marina Nunes Rondon

Tese de doutorado
Glaucia Mara Moreira
Kedma da Silva Matos
Maruzanete Pereira Melo
Aline Brito Vaz

Supervisão de pós-doutorado
Lucas Magalhaes de Abreu

Iniciação científica
Amanda Rodrigues Pimenta
Paula Godinho Ribeiro
Elismara Aparecida Pereira

Publicações

Vaz, A. B. ; Elizei, V. G. ; Costa, S. S. ; Pfenning, L. H. ; Ventura, J. A. . First Report of Sexual Reproduction of f. sp. in Bahia, Brazil. Plant Disease, v. 96, p. 1581-1581, 2012.

Oliveira, Camila M. ; Regasini, Luis O. ; Silva, Geraldo H. ; Pfenning, Ludwig H. ; Young, Maria C.M. ; Berlinck, Roberto G.S. ; Bolzani, Vanderlan S. ; Araujo, Angela R. . Dihydroisocoumarins produced by Xylaria sp. and Penicillium sp., endophytic fungi associated with Piper aduncum and Alibertia macrophylla. Phytochemistry Letters, v. 4, p. 93-96, 2011.

; Larsen, Thomas O. ; Andersen, Birgitte . Chemical and molecular characterization of Phomopsis and Cytospora-like endophytes from different host plants in Brazil. FUNGAL BIOL-UK, v. 116, p. 249-260, 2011.

Abreu, Lucas M. ; Phipps, Richard K. ; Pfenning, Ludwig H. ; Gotfredsen, Charlotte H. ; Takahashi, Jacqueline A. ; Larsen, Thomas O. . Cytosporones O, P and Q from an endophytic Cytospora sp.. Tetrahedron Letters, v. 51, p. 1803-1805, 2010.

Quezado Duval, A.M. ; Henz, G.P. ; Paz-Lima, M.L. ; Medeiros, A.R. ; Miranda, B.E.C. ; Pfenning, L. H. ; Reis, A . New hosts of Myrothecium spp. in Brazil and a preliminary in vitro assay of fungicides. Brazilian Journal of Microbiology (Impresso), v. 41, p. 246-252, 2010.

Abreu, L. M. ; Almeida, A. R. ; SALGADO, M. ; Pfenning, L. H. . Fungal endophytes associated with the mistletoe Phoradendron perrottettii and its host tree Tapirira guianensis. MYCOLOGICAL PROGRESS, v. 9, p. 559-566, 2010.

Silva, Geraldo H. ; de Oliveira, Camila M. ; Teles, Helder L. ; Pauletti, Patrícia M. ; Castro-Gamboa, Ian ; Silva, Dulce H.S. ; Bolzani, Vanderlan S. ; Young, Maria C.M. ; Costa-Neto, Claudio M. ; Pfenning, Ludwig H. . Sesquiterpenes from Xylaria sp., an endophytic fungus associated with Piper aduncum (Piperaceae). Phytochemistry Letters, v. 3, p. 164-167, 2010.

Silva, Geraldo H. ; Oliveira, Camila M. de ; Teles, Helder L. ; Bolzani, Vanderlan da S. ; Araujo, Angela R. ; Pfenning, Ludwig H. ; Young, Maria Claudia M. ; Costa-Neto, Claudio M. ;Haddad, Renato ; Eberlin, Marcos N. . Citocalasinas produzidas por Xylaria sp., um fungo endofítico de Piper aduncum (piperaceae). Química Nova (Impresso), v. 33, p. 2038-2041, 2010.

Projetos em Andamento

Fitodoenças causadas por Fusarium em fruteiras tropicais e grandes culturas: estratégias para o manejo sustentável, vigilância fitossanitária e diagnóstico por PCR.

Identificação de espécies biológicas e filogenéticas em populações do complexo Fusarium solani – FSSC.

Ex-Alunos

Argentina S Costa

Supervisão de pós-doutorado
Cristiano Souza Lima