Maria Alves Ferreira

Caixa Postal 3037
+(55)35 3829 1799

Titulação

• Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)
    com período sanduíche em Iowa State University
  • Mestrado em Agronomia (Fitopatologia).
    Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
  • Graduação em Engenharia Florestal.

Linhas de Pesquisa

Diagnose de doenças em espécies arbóreas

Epidemiologia de doenças florestais

Controle de doenças em condições de viveiro e campo

Resistência a doenças

Seleção e identificação de fungos de podridão de madeira.

Membros do Grupo

Dissertação de Mestrado

Lívia Pimenta

Blenda Naara S. da Silva

Iniciação científica

Abigail Taisi Coelho Pena – Iniciação científica (PIVIC)

Renata Cristina Martins Pereira - Iniciação científica (PIVIC)

Felipe Guimarães Viana - Iniciação científica (PIBIC/FAPEMIG)

Orientações de outra natureza

Amanda Maciente (BIC-júnior)

Publicações Recentes

1. TEODORO, M. G. ; FERREIRA, M. A. ; GUIMARAES, L. M. S. ; MAFIA, R. G. ; GROENEWALD, J. Z. ; CROUS, P. W. ; ALFENAS, A. C. Mycosphaerella and Teratosphaeria species associated with leaf diseases on Eucalyptusglobulus in southern Brazil. Phytopathologia Mediterranea, v. 51, p. 355-364, 2012.

2. FERREIRA, M. A. ; HARRINGTON, T. C. ; GONGORA-CANUL, C. C. ; MAFIA, R. G. ; ZAUZA, E. A. V. ; ALFENAS, A. C. Spatial-temporal patterns of Ceratocystis wilt in plantations in Brazil. Forest Pathology , v. Online, p. 1-11, 2012.

4. FERREIRA, E. M. ; HARRINGTON, T.C ; ALFENAS, A. C. ; MIZUBUTI, E. S. G. Movement of Genotypes of Ceratocystisfimbriata Within and Among Eucalyptus Plantations in Brazil. Phytopathology, v. 101, p. 1005-1012, 2011.

5. LANA, V.M. ; MAFIA, R. G. ; FERREIRA, M. A. ; SARTORIO, R. C. ; ZAUZA, E. A. V. ; MOUNTEER, A. H. ; ALFENAS, A. C. Survival and dispersal of Pucciniapsidii spores in eucalypt wood products. Australasian Plant Pathology, v. 41, p. 1, 2011.

6. FERREIRA, E. M. ; HARRINGTON, T.C ; THORPE, D.J. ; ALFENAS, A. C. Genetic diversity and interfertility among highly differentiated populations of Ceratocystisfimbriata in Brazil. Plant Pathology , v. 59, p. 721-735, 2010.

Projetos em Andamento

Alterações bioquímicas no lenho de plantas de Eucalyptus sp. infectadas com Ceratocystis fimbriata;

Compostos orgânicos voláteis produzidos por basidiomicetos para o controle de patógenos florestais e agronômicos;

Seleção e identificação de fungos de podridão de madeira de eucalipto.