Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

O Departamento de Fitopatologia conta atualmente com 12 docentes que ministram um total de 12 disciplinas para a graduação em Agronomia, Engenharia Florestal, Biologia e Zootecnia e 16 disciplinas na pós-graduação em Fitopatologia, Biotecnologia Vegetal e Microbiologia Agrícola. Os docentes são especialistas nas mais diferentes áreas da fitopatologia, a saber: Bacteriologia, Controle biológico de doenças de Plantas, Controle químico de doenças de plantas, Diagnose e manejo de Doenças de Plantas, Epidemiologia e Manejo de doenças de plantas, Fisiologia do parasitismo, Micologia, Microscopia, Nematologia, Patologia florestal, Patologia de sementes e Virologia vegetal.
As pesquisas desenvolvidas pelos docentes estão relacionadas com as áreas de especialidade de cada um em colaboração com pesquisadores de diversas Universidade e Centros de pesquisa nacionais e de diversas partes do mundo como: Bélgica (Université de Liège), Estados Unidos (University of Delaware, Iowa State University, University of Nebraska, Idaho University, Purdue University, Texas Technology University, Kansas State University), Holanda (Wageningen University and Plant Reseach International), Mexico (Universidad. Michoacana de San Nicolás de Hidalgo) e Portugal (CIPF Café). Além de parcerias entre departamentos da UFLA e de outras universidades brasileiras, centros de pesquisa e institutos.
Contamos com o laboratório de multiusuários de microscopia eletrônica que atende toda a comunidade acadêmica da UFLA e de outras instituições. O departamento também presta serviços de extensão através de seus laboratórios especializados (Clínica Fitossanitária, Centro de Indexação, Laboratório de Patologia de Sementes e Laboratório de Nematologia) para identificação e quantificação de doenças e certificação de material de propagação, atendendo desde o pequeno produtor a grandes empresas produtoras de sementes e de outros órgãos de plantas tanto para o mercado interno como para exportação.