Mario Lúcio Vilela Resende

Doutorado em Biology And Biochemistry. University Of Bath, Inglaterra Mestrado em Agronomia (Fitopatologia). Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil. Graduação em AGRONOMIA. Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil

Possui graduação em agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1982), mestrado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (1985) e Ph.D. em 'Applied Biology and Biochemistry', pela University of Bath, Inglaterra (1995). Foi pesquisador da CEPLAC- Ministério da Agricultura, Bahia, professor do quadro da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz, BA) e da Fundação Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Lavras, UFLA, onde leciona as disciplinas Fisiologia do Parasitismo e Bases Moleculares da Resistência de Plantas a Doenças, para alunos de Doutorado, e participa nas disciplinas Patologia Florestal e Manejo Integrado de Doenças de Plantas para alunos de graduação. Foi membro e posteriormente coordenador da Câmara de Ciências Agrárias da FAPEMIG. Desenvolve projetos de pesquisa envolvendo aspectos bioquímicos e moleculares da interação planta-patógeno, com ênfase no estudo dos mecanismos de defesa do hospedeiro contra patógenos fúngicos e bacterianos. Dentre os patossistemas atualmente em estudo, destacam-se cafeeiro x Hemileia vastatrix (ferrugem) e Cercospora coffeicola (cercosporiose); soja x Colletotrichum (antracnose), além de cafeeiro x Pseudomonas (mancha aureolada), como modelo para estudos de indução de resistência. Desde 2009 é o Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT do Café- renovado 2016-2022), o qual faz parte de uma das maiores iniciativas de Ciência Tecnologia e Inovação já implantadas no Brasil.